Vanderlei: desbancando favoritos entre as traves

Por Lizie Rodrigues

O nome de maior destaque embaixo das traves no Campeonato Brasileiro foi Vanderlei. Com 37 dos 38 jogos disputados pelo Santos, foi muito graças ao goleiro de 33 anos que o Peixe terminou a competição entre as defesas menos vazadas da Série A, e classificado mais uma vez para a Copa Libertadores da América.

Ao longo da temporada, Vanderlei defendeu três pênaltis, espalmou 21 bolas, fez 10 interceptações, sofreu 32 gols e totalizou 137 defesas em todo o campeonato. Além disso, o goleiro chegou à marca de 17 jogos sem ver a sua rede ser balançada, mais do que qualquer outro no Brasileiro.

CONFIRA TAMBÉM - a muralha de 2017: o Brasileirão de Vanderlei em imagens

"A gente sabe que o futebol é bem dinâmico, tem um bom tempo até a Copa do Mundo. Temos que estar focados bem no clube para a hora que chegar uma convocação a gente estar preparado e não sair mais"

Sempre muito discreto, brilhou nos campos com defesas de extrema dificuldade e reflexo, o que levou muitos a fazerem coro por sua convocação à Seleção Brasileira do técnico Tite. Infelizmente para o camisa 1, ela acabou não acontecendo.

Mas nem por isso o ano de Vanderlei termina em baixa: o goleiro encerrou o ano como um dos principais nomes do Santos, um dos líderes do elenco e considerado fundamental na campanha santista que, não fosse ele, teria sido diferente, sem dúvidas.