Gilette Brasil Global Tour

Atacante vem sendo o principal jogador do Grêmio na temporada e tem chamado a atenção da comissão técnica de Tite

Na próxima semana, no dia 17 de agosto, o técnico Tite vai anunciar a primeira convocação após a Copa do Mundo da Rússia. A ideia é mostrar logo de cara o projeto de reformulação de olho no Mundial do Catar, em 2022. Com isso, é bem provável que vários jovens ganhem oportunidade nestes dois primeiros confrontos Brasil Global Tour, que acontecem em setembro, nos Estados Unidos. 

E um dos jogadores que mais vem chamando a atenção da comissão técnica de Tite é Everton Cebolinha, do Grêmio. Principal destaque do Tricolor Gaúcho na temporada, o atacante de 22 anos conseguiu o status de titular indiscutível e vem sendo peça fundamental do time de Renato Portaluppi. 

Contra o Flamengo, por exemplo, no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil, sob os olhares de Tite, o jogador fez a diferença e o time caiu muito de produção quando ele deixou o gramado. Diante do Estudiantes, na Argentina, a equipe gremista sentiu muito a ausência de seu melhor atleta em 2018 e acabou sofrendo o revés por 2 a 1.

"Ele é o melhor jogador do Grêmio na temporada, quando ele está fora por lesão ou suspensão se nota que o time fica muito menos competitivo, ele vem sendo o jogador que faz a diferença. Se até o ano passado o jogador que fazia a diferença era o Luan, nesta temporada tem sido o Everton, por toda a qualidade que vem apresentado, ele é vital. O Grêmio com o Everton é um e sem ele é outro", afirmou Rodrigo Oliveira, repórter da Rádio Gaúcha. 

Everton Bruno Henrique Gremio Palmeiras Brasileirao Serie A 06062018
(Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação)

Não é de hoje que Everton vem mostrando seu valor, durante a última temporada, ele era arma de Renato Portaluppi no segundo tempo e sempre que entrava fazia com que a equipe subisse de produção. Foram 3 anos no profissional até conseguir o status hoje de titular incontestável. A evolução na parte tática foi fundamental para que o atleta evoluisse e se tornasse o diferencial do time gremista.

"No inicio, o Renato chegava a dizer que usava ele como centroavante, por ter dificuldades na marcação, era a maneira de aproveitar ele, mas como ele aprendeu a marcar, passou a ser usado na beirada com muita qualidade, se tornou vital para o Grêmio e se deve muito ao Renato, que o ajudou neste quesito, e fez com que ele evoluisse na marcação", destacou Rodrigo Oliveira.

GFX EVERTON CEBOLINHA

Everton é um atacante versátil, sua posição de origem é o lado esquerdo do campo, sua jogada mais característica é cortar para dentro e finalizar, a evolução tática permitiu com que ele tivesse esse amadurecimento e se tornasse hoje candidato a uma vaga na Seleção Brasileira.

"Um jogador muito rápido, muito habilidoso e ao mesmo tempo vertical, que faz gols. Ele foi crescendo de forma gradativa, eu comparo a trajetória dele com o Pedro Rocha, ambos tinham dificuldade com a marcação, de ser mais verticais. O Renato fez um trabalho muito bom com o Everton, ele foi melhorando a marcação e se tornando mais vertical. Ou seja canalizando a habilidade e a velocidade para a direção do gol, se tornando até um goleador", disse Rodrigo. 

Everton Victor Cuesta Klaus Internacional Gremio 11032018 Gaucho
(Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação)

Desde que chegou ao Grêmio, Everton é monitorado por clubes europeus, mas o Tricolor Gaúcho vem tentando "blindar" o jogador. Na atual temporada, ele soma 12 gols em 33 jogos. No final do ano passado, anotou o tento sobre o Pachuca, que colocou a equipe gaúcha na final do Mundial de Clubes, diante do Real Madrid. 

Na sexta-feira(17), Tite vai anunciar a lista dos 23 jogadores que vão encarar Estados Unidos e El Salvador, nos jogos Brasil Global Tour. As partidas acontecem nos dias 7 e 11 de setembro, em Nova Jersey e Washington respectivamente. É uma grande oportunidade para o atleta consolidar o bom momento e a evolução dos últimos anos.