Gilette Brasil Global Tour

Treinador fez a última lista antes de anunciar os convocados que disputarão a Copa do Mundo da Rússia; a Seleção está pronta para a Alemanha?

Nesta segunda-feira(12), o técnico Tite convocou os 25 jogadores que vão enfrentar Rússia e Alemanha, nos duelos Brasil Global Tour, nos dias 23 e 27 de março respectivamente.

Abaixo, o Brasil Global Tour analisa mais de perto os nomes convocados para as duas últimas partidas antes de divulgar a lista final dos atletas que estarão na Copa do Mundo da Rússia.


OS CONVOCADOS


Coutinho Willian Brazil Ecuador Eliminatorias 2018 31082017
(Foto: Nelson Almeida / Getty Images)

17 jogadores da última convocação mantiveram seu lugar na equipe para os próximos confrontos.

Seis foram cortados, são eles: Cassio, Jemerson, Alex Sandro, Danilo, Giuliano e Neymar, este o único que ficou de fora da lista por conta de lesão.

Tite trouxe oito nomes que não estiveram na última lista: Neto, Fagner, Filipe Luis, Pedro Geromel, Rodrigo Caio, Fred, Anderson Talisca e Willian José.

A lista completa:

Goleiros: Alisson(Roma), Ederson(Manchester City), Neto(Valencia).

Laterais-direito: Daniel Alves(PSG), Filipe Luis(Atlético de Madrid), Marcelo(Real Madrid), Fagner(Corinthians).

Zagueiros: Pedro Geromel(Grêmio), Marquinhos(PSG), Miranda(Inter de Milão), Rodrigo Caio(São Paulo), Thiago Silva(PSG).

Meio-campistas: Casemiro(Real Madrid), Fernandinho(Manchester City), Fred(Shakhtar Donetsk), Paulinho(Barcelona), Coutinho(Barcelona), Renato Augusto(Beijin Guoan), Anderson Talisca(Besiktas), Willian(Chelsea).

Atacantes: Douglas Costa(Juventus), Roberto Firmino(Liverpool), Gabriel Jesus(Manchester City), Taison(Shakhtar), Willian Jose(Real Sociedad).


QUEM SÃO OS NOVATOS?


Anderson Talisca Besiktas
(Foto: seskimphoto.com)

Dos 25 nomes, Neto, Talisca e Willian José foram convocados por Tite pela primeira vez. 

Desde que assumiu o comando da Canarinho, o treinador brasileiro e sua comissão técnica desenvolveram um trabalho grande de observação pelo mundo inteiro incluindo múltripas viagens para Europa e Ásia, afim de explorar ao máximo o potencial dos brasileiros pelo mundo.

Anderson Talisca teve exibições impressionantes em várias rodadas da Champions League e despertou o interesse da comissão técnica brasileira que foi a Turquia ver de perto a fase do jogador. 

Neto, do Valencia, chega depois de aproveitar uma boa temporada na La Liga, onde vem tendo grandes atuações. A sequência de jogos foi fundamental para que o goleiro tivesse a oportunidade, já que antes, ele ficou por duas temporadas seguidas no banco da Juventus, onde Buffon era o titular indiscutivelmente.

Willian José, por sua vez, já balançou as redes 12 vezes na La Liga e mais cinco em jogos da Europa League. Com a convocação, se tornou o primeiro brasileiro da história da Real Sociedad a ser chamado para a Seleção Brasileira.


ONDE ESTÁ NEYMAR?


Neymar PSG Olympique Marseille
(Foto: Getty Images)

O jogador do PSG faturou o quinto metatarso do pé direito em uma vitória por 3 a 0 sobre o Marselha, pela Ligue 1, no final do mês passado. Com isso, o jogador precisou passar por uma cirurgia e está em fase de recuperação.

Ele está no Brasil e permanecerá no país o resto da temporada ao lado de especialistas em preparação física que farão de tudo para deixar o brasileiro em plenas condições para o início da Copa do Mundo. 


QUEM MAIS JOGOU COM TITE?


GFX Mais minutos com Tite

Dos 15 jogadores confirmados por Tite para a Copa do Mundo, apenas Neymar está de fora dos últimos jogos da Seleção. Os 14 restantes, em ordem de participações são: Renato Augusto, Coutinho, Willian, Paulinho, Alisson, Marquinhos, Gabriel Jesus, Daniel Alves, Miranda, Fernandinho, Casemiro, Marcelo, Thiago Silva e Roberto Firmino. 

Giuliano, do Fenerbahçe é o jogador com mais jogos com o treinador(6), que ficou de fora desta lista.

O lateral-esquerda da Juventus, Alex Sandro, é o homem com o maior número de minutos com Tite(301), que foi deixado de fora da lista.


QUEM ESTARÁ NA LISTA FINAL PARA A COPA DO MUNDO?


Brazil WC squad 19022018

No mês passado, Tite confirmou 15 nomes dos 23 que levará para a Copa do Mundo da Rússia. Nesta última lista, 14 deles foram convocados, quem ficou de fora foi Neymar, por conta de lesão.

Desde que assumiu a equipe em junho de 2016, Tite trabalhou com um time regular e bem resolvido. Nos últimos 20 meses, fez poucas mudanças na equipe titular, a principal delas foi Coutinho no lugar de Willian.


COMO O BRASIL DEVE JOGAR SEM NEYMAR?


PS Brasil sem Neymar

Tite disputou quatro jogos sem Neymar desde que chegou em junho de 2016, ele venceu três e perdeu apenas uma, para a Argentina, no confronto Brasil Global Tour na Austrália.

Além disso, a redução da "Neymardependência", foi algo em que Tite trabalhou bastante deste que assumiu a Canarinho, tendo em vista o colapso sofrido pela Seleção sem o seu craque na semifinal da Copa do Mundo do Brasil, diante da Alemanha, em 2014. Desde que chegou, o treinador esteve interessado em encontrar um plano B.

Sua abordagem preferida seria puxar Coutinho da direita para a esquerda, e colocando Willian de volta ao time, pelo lado direito em um 4-1-4-1. O jogador do Chelsea foi o úncio a ter perdido seu lugar na formação inicial desde que o treinador assumiu a equipe. No entanto, ele se transformou numa espécie de 12º jogador do Brasil.

Há possibilidades de que Tite aproveite o duelo contra a Rússia para dar oportunidade para os novatos, mas irá enfrentar a Alemanha com o mais forte que tiver à disposição, o que provavelmente permanecerá a formação acima.

No entanto, Roberto Firmino, do Liverpool, pode ganhar uma chance com Tite deixando Coutinho no meio-campo. Essa poderia ser uma opção também para o jogo contra a Rússia, embora o treinador tenha sugerido que não acreditar que colocar o meia do Barça mais atrás seria algo efetivo contra as principais seleções do mundo. 


O QUE TITE DISSE?


Tite 12-03-2018
(Foto: Pedro Martins / MoWA Press / Divulgação)

Sobre Talisca: "Talisca pode chutar de longe, é bom pelo alto e também tem presença física que pode ser uma vantagem contra defesas formadas em linhas de quatro ou cinco".

Sobre Willian José: "Ele teve duas ótimas temporadas na Real Sociedad, realmente vem se desenvolvendo como jogador".

Sobre Neymar:"A força da equipe é a chave e temos que ter essa força para superar as adversidades, mas estamos preparados para ter o Neymar na Copa do Mundo".

O processo: "Todo ótimo profissional precisa ser capaz de avaliar seu processo. Se ele não avaliar isso, ele pode se perder. O objetivo é o resultado final, está ganhando, mas o segredo reside na avaliação desse processo".