Gilette Brasil Global Tour

Analisamos os principais pontos da vitória do Brasil por 4 a 0 sobre os donos da casa

O Brasil encerrou sua passagem da Chevrolet Brasil Global Tour na Austrália nesta terça-feira(13), com uma vitória arrasadora por 4 a 0 sobre os anfitriões diante de quase 50 mil pessoas no Melbourne Cricket Ground.

A partida em Melbourne serviu para Tite testar algumas coisas e observar alguns atletas, com duas boas atuações, apesar da derrota para a Argentina. No saldo, o treinador ficou satisfeito com o que viu nas partidas.

Com gols de Thiago Silva, Taison e um "doblete" de Diego Souza, Tite soma 11 vitórias em 10 jogos sob o comando da Seleção Brasileira.

Abaixo, destacamos os principais pontos da vitória no MCG.


THIAGO SILVA VOLTA À DISPUTA NA SELEÇÃO


Thiago Silva Brasil x Austrália 13 06 17(Foto: Pedro Martins / MoWa Press / Divulgação)

Houve um tempo em que parecia que o tempo de Thiago Silva na Seleção havia acabado. Fora das convocações por mais de um ano, e sem iniciar uma partida como titular desde 2015, o zagueiro teve a oportunidade contra a Argentina e agora contra os australianos. 

Como capitão diante dos argentinos, Thiago se mostrou muito bem e repetiu a boa atuação contra a Austrália. Ele ainda pode dar certo trabalho para Marquinhos e Miranda, titulares da equipe de Tite. Com a boa impressão deixada em Melbourne, porém, sem dúvida ele se mostra um forte candidato a uma vaga na Rússia.


O RECOMEÇO DE DAVID LUIZ


David Luiz Brazil Australia 13062017(Foto: Pedro Martins / MoWa Press / Divulgaçào)

David Luiz estava afastado da Seleção desde março de 2016, mas retornou a equipe para os duelos Brasil Global Tour contra Argentina e Australia. Com a ideia de experimentar o brasileiro à frente da zaga, como atua pelo Chelsea, Tite deu uma oportunidade ao jogador.

Ele retornou aos 11 titulates contra a Austrália, protegendo a zaga e por vezes cobrindo Thiago Silva. Ele esteve um pouco mais reservado nesta terça, mostrando alguma ansiedade e terminando a partida com cinco faltas.

Mas, apesar disso, mostrou qualidade com a bola e instinto para interromper alguns contra-ataques.


DIEGO SOUZA: DOIS PASSOS À FRENTE


Diego Souza 13062017(Foto: Pedro Martins / MoWa Press / Divulgação)

A lesão de Gabriel Jesus deixou Diego Souza como único centroavante da equipe, e, apesar de ele não atuar assim no Sport, o meia vem sendo testado por Tite nesse setor. Com uma chance de ouro nas mãos, ele não desperdiçou e foi o mehor jogador do Brasil em campo.

Com bastante movimentação, fazendo o pivô ou chegando para finalizar, Diego mostrou a Tite que vai brigar e muito por uma vaga no grupo que irá para a Rússia no próximo ano.

Foram dois gols, além de passes, jogadas e finalizações perigosas - seriam três tentos, não fosse um deles anulado pela arbitragem. Com força física e técnica, o atacante com certeza deixou Roberto Firmino um pouco preocupado.


COUTINHO GANHA DE NOVO


Philippe Coutinho Brasil x Austrália 13 06 17(Foto: Pedro Martins / MoWa Press / Divulgação)

O meia do Liverpool foi, talvez, o jogador que mais ganhou com a chegada de Tite. Além de conseguir desenvolver seu bom futebol na Seleção, faturou uma vaga como titular da equipe e de lá não saiu mais. Além de ganhar o treinador em campo, ganhou fora dele também e, nesta terça-feira, foi o capitão da equipe.

Impressionado com as atuações de Coutinho mais por dentro do meio-campo em seu clube, Tite resolveu testar o jogador ali e até que deu certo: o jogador levou perigo ao adversário com passes precisos, mas acabou um pouco distante do gol e não conseguiu deixar a sua marca.


MUDANDO A CARA DA SELEÇÃO


Brazil Australia 13062017(Foto: Pedro Martins / MoWa Press / Divulgação)

Tite contou em exclusiva ao Brasil Global Tour, no mês passado, que ele e sua comisão técnica estavam observando cerca de 50 a 60 jogadores em todo o mundo, numa busca permanente pela evolução da equipe antes da Copa do Mundo de 2018.

Foram nada menos do que oito mudanças em relação ao time que enfrentou a Argentina, dando oportunidade a muitos jogadores mostrarem seu valor. Agora, terá muito o que pensar sobre algumas atuações.

Rafinha e Alex Sandro foram bem em grande parte do jogo, assim como Taison, que entrou com muita vontade e deu um ritmo mais intenso ao Brasil. Apesar da boa dor de cabeça gerada pelo desempenho dos atletas, Tite tem muito o que comemorar após sua estadia na Austrália.