Gilette Brasil Global Tour
 
Disputada
março 5, 2014 2:00 PM BRT
FNB Stadium (Soccer City) — Johannesburg, GA
Árbitro:‬ António Caxala‎
Público total:‬ 67616‎
 
 
Oscar 10′
 
Neymar 41′
 
Neymar 46′
 
Fernandinho 79′
 
Neymar 90+1′

África do Sul x Brasil: Seleção passa por último teste antes da convocação final para a Copa do Mundo

Jogadores terão uma última oportunidade de demonstrar serviço para Felipão diante dos Bafana Bafana

Por Marcella Martha

Bernard Brazil
Getty
A Seleção Brasileira tem mais três amistosos pela frente antes de partir em busca de conseguir o que o grupo de 1950 falhou em fazer: conquistar uma Copa do Mundo dentro de casa.

Ser o mandante do Mundial de 2014 significa que o Brasil tinha sua vaga assegurada desde o começo, o que excluiu a Seleção da participação em jogos competitivos pelas Eliminatórias. Desde que derrotou a Espanha na final da Copa das Confederações, no ano passado, o Brasil não sabe o que é um jogo "para valer". Mesmo assim, a boa forma demonstrada nos amistosos recentes - seis vitórias nos seis últimos jogos - é motivo para otimismo.

O próximo teste, na quarta-feira, é contra a África do Sul, que perdeu apenas um dos últimos seis jogos disputados, vencendo inclusive a toda poderosa Espanha por 1 a 0, em novembro, no Soccer City.

Os três últimos oponentes do Brasil antes da Copa foram cuidadosamente selecionados de forma à refletir a qualidade técnica das seleções que o país irá enfrentrar na fase de grupos: Croácia, Camarões e México. Além da África em Johannesburgo, o Brasil irá enfrentar o Panamá e a Sérvia. Os homens de Felipão começam a campanha pelo tão sonhado hexa diante dos croatas no dia 12 de junho.

Para o treinador, o desafio contra a África do Sul é um teste muito importante. Para os Bafana Bafana, por outro lado, o amistoso é a chance ideal de colocar de lado a decepcionante não classificação para a Copa do Mundo e a campanha ruim na Copa Africana de Nações alcançando mais uma vitóra diante da sua torcida sobre uma seleção de ponta.

"Não é todo dia que se pode jogar contra um time cinco vezes campeão do mundo," declarou o técnico Gordon Igesund ao site oficial da Federação Sul-Africana de Futebol.

"Esta é uma grande oportunidade para nós continuarmos de onde paramos no ano passado, contra a Espanha. Jogamos contra o Brasil em São Paulo e perdemos por pouco, 1 a 0 (em setembro de 2012). Eles são o país-sede da Copa de 2014, então definitivamente estarão levando esta partida muito a sério, como podem ver pelo grupo de jogadores convocados. Também tenho confiança de que o elenco que eu selecionei se sairá bem e acredito que seremos muito competitivos. Deve ser um ótimo desafio para meus jogadores," completou.

Bernard Parker deve ser uma grande ameaça para o Brasil, já que marcou cinco gols nos últimos seis jogos pela sua seleção, incluindo o da vitória contra a Espanha. Ao grupo de pré-selecionados, Felipão incluiu mais três jogadores que atuam no país: os atacantes Fred, do Fluminense, e Jô, do Atlético-MG, e o goleiro Jefferson, do Botafogo. Os três se juntam aos grandes nomes que atuam no exterior, como Neymar, Hulk, Oscar e David Luiz.

A grande dúvida é sobre a participação de Júlio César como titular. O goleiro é o homem de confiança de Felipão, mas precisou transferir-se para um clube de pouca expressão na Liga Norte-Americana (MLS) para ter chances como titular depois de amargar a reserva na segunda divisão da Inglaterra - e não começou bem.

Para os Bafana Bafana, um desfalque de última hora: o experiente goleiro Khune sofreu uma lesão no fim de semana e foi cortado.

A partida começa às 14h (horário de Brasília), com tempo-real do Goal Brasil.
Direto do Campo
Últimos Cinco Jogos